Os escorpiões são animais venenosos, mas pouco agressivos. São carnívoros e alimentam-se de grilos e baratas, e outros insetos. Os escorpiões se escondem durante o dia em locais quentes, escuros e úmidos, como cascas de árvore, pedras, troncos podres, madeiras empilhadas, entulhos, telhas e atrás de móveis, saem a noite para caçar e se reproduzir. Muitas espécies vivem em áreas urbanas e encontram abrigo e alimentação dentro e próximo das casas.

Os escorpiões entram nas casas principalmente pelas redes de esgoto sanitário e fluvial, instalações elétricas e telefônicas, fosso de elevador ou frestas. Também podem acompanhar materiais de construção.

O controle começa com uma inspeção minuciosa do local visando identificar a espécie, nível de infestação para assim personalizar a aplicação de acordo com a necessidade de cada cliente.

O controle de Escorpiões é muito importante, pois, evita acidentes com picadas que podem ocasionar dor local intensa, sudorese, vômitos e vermelhidão no local da picada.